INTRODUÇÃO
Leonardo Da Vinci,nasceu no dia 15 de abril do ano 1452 em Amboise, Leonardo se empeou-se em diversas áreas entre elas como cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor,arquiteto, botânico, poeta e músico, aviação e balística.Umas da figuras mais importantes do Renascimento com suas obras de pintor retratou o homem no centro do universo.Filho de Piero da Vinci e Caterina, em Vinci, em Florença, foi educado no ateliê do renomado pintor florentino, Verrocchio. Passou a maior parte do início de sua vida profissional a serviço de Ludovico Sforza, em Milão; trabalhou posteriormente em Veneza,Roma, e passou seus últimos dias na França, numa casa que lhe foi presenteada pelo rei Francisco I.
JUVENTUDE

Já na adolecencia pelo que se sabe ia trabalhar com seu pai até que seu pai descobriu seu talento para pintar em um jantar entre amigos,vendo que seu filho era um talento nato vendeu a tela a um mercadante que morava nas proximidade do condado.Com dezessete anos, Leonardo passou a ser aprendiz de um dos mais bem-sucedidos artistas de seu tempo, Verrocchio . Verrocchio estava no centro dos intelectuais de Florença, o que garantiu ao jovem Leonardo uma educação nas ciências. Outros pintores famosos que passaram por um aprendizado foram Ghirlandaio, Botticelli e Lorenzo di Credi.Leonardo foi exposto desde cedo a uma vasta gama de técnicas, e teve a oportunidade de aprender desenho técnico, , mecânica, carpintaria, a trabalhar com materiais como couro e metal, fazer moldes, além das técnicas artísticas de desenho, pintura, escultura.
Não se sabe muito acerca da educação e formação do artista,no entanto,muitos autores afirmam que o seu conhecimento não provém de fontes tradicionais,mas sim da observação pessoal e da aplicação prática das suas ideias.Quando completou 20 anos de idade,Leonardo se associou ao núcleo de pintores de Florença.
AS DIVERSAS PROFISSÕES
Seu talento o transformaria no mais versátil artista da Itália do Renascimento.Os desenhos que fazia,combinando uma precisão cientifica com um grande poder imaginativo,refletiam a enorme vastidão dos seus interesses,que iam desde a biologia à fisiologia,à hidráulica,à aeronáutica e á matemática.
Existem registros de que Leonardo passou incontáveis noites em claro dissecando cadáveres,em meio aos odores da morte e da decomposição.O quanto ele era habilidoso nessas técnicas aparecia em seus desenhos anatômicos.
DA VINCI E A IMPORTÂNCIA NO RENASCIMENTO
Em sua época,Leonardo é considerado o maior nome do Renascimento italiano,ao lado de Michelangelo.Sua arte influenciaria toda a história da pintura nos séculos seguintes,graças ás ideias que ajudaram o Ocidente a superar o pensamento medieval,dominado por valores estritamente religiosos seculares e profundamente enraizados,a partir do momento em que procurou colocar o homem no centro da criação.
![]() |
A imagem mais famosa do mundo |
Durante o apogeu do movimento,Leonardo enquanto anatomista,preocupou-se com os sistemas internos do corpo humano.Como artista,interessou-se mais pelos detalhes externos da forma humana,estudando exaustivamente as suas proporções.
Os pensadores renascentistas viam uma certa perfeição matemática na forma humana.Esta imagem representa o corpo humano inserido na forma ideal no círculo e nas perfeições do quadrado.A imagem foi usada por Luca Pacioli na ilustração do seu livro De Divina Proportione.
MORTE
Leonardo Da Vinci morreu no dia 2 maio de 1519,na cidade de Cloux.Deixou os desenhos e manuscritos para um amigo fiel,Melzi
Nenhum comentário:
Postar um comentário