sábado, 26 de novembro de 2011

Lev Vygotsky

INTRODUÇÃO
Filho de uma família judia,nasceu em Moscou no dia 19 de novembro do ano de 1896,estudou entre outros a interação da criança com o mundo e com ela se apta para o mundo e suas necessidades.
VIDA E OBRA
INTRODUÇÃO Á LITERATURA 
Entrou para a Universidade de Moscovo,para estudar Direito, ano de 1918 voltou Gomel para lecionar,conseguir uma vaga para lecionar sobre Psicologia anos mais tarde aos 27,28 anos fundou uma revista cientifica com tema Literário.Suas criticas não se voltava somente pára a literatura mais também envolvia artes e obras famosas de sua época.Conseguiu um doutorado de Psicologia aos 29 anos(1925)neste mesmo ano escreveu o Psicologia da Arte que retratava a importância da escola na vida da criança  e como se relacionar melhor com a criança,até hoje um dos livros mais importantes em relação a educação de crianças,suas criticas não só abordavam a literatura da época mais também os livros de Filosofia(principalmente Karl Marx) e Psicologia da sua época,prego a unificação entre ciências com Ciências Humanas,Psicologia e Antropologia e pregou um novo nome da todas estas psicologia cultural-histórica que estudava o ser humano com tudo o que ele se relaciona este sua vida e a relação com as outras pessoas e seu interior.
ENVOLVIMENTO COM A MEDICINA E A NEUROPSICOLOGIA 
Fazia consuntas em todo o país da Bielo-Russia e fora ele entre os trabalhos importantes estava o tratamento com a neuropsicológicos dos seus pacientes.Estudos a Afasia e seus danos no ser humano e como se adquiria.Depois de retomar os estudos agora voltados a Medicina fez grandes parcerias entre as tais a com Alexei Leontiev,seus trabalhos com este e outros estão contidas no livro Psicologia Pedagógica que trabalha  as doenças congênitas,com sua gama de conhecimento com relação ao ser humano foi convidado a trabalhar na Instituto de Psicologia de Moscou,uma das mais renomadas instituições da época,com o conhecimento adquirida nesta instituição escreveu o A Formação Social da Mente um livro que reúne os conhecimento na área  estudada no tempo que ficou na instituição,onde o principal assunto abordado é a infância e o que a criança leva dela para a vida adulta.
ENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO 
Vygotsky  fundou a escola soviética de psicologia histórico-cultural.A necessário,da época era  unificação da psicologia natural e a psicologia mental. Retornou a Moscou em 1924, e já se envolvia em vários projetos.Os seus primeiros estudos estavam voltados a psicologia da arte.Sua análise da obra de arte fazem um contraponto com a teoria psicanalítica e  da mitologia , linguística e poética dos formalistas russos , sendo  pioneiro no que respeita o moderno estudo da arte literária.As restrições à suas obras, pelo governo stalinista (Josef Stalin) estejam associadas à censura da psicanálise no país, a exemplo da perseguição e fechamento da clínica psicanalítica para crianças de Sabina Spielrein (1885-1942), uma psicanalista formada por C. G. Jung.Onde viveu Vygotsky ajuda a explicar o rumo que seu trabalho iria tomar. As suas idéias foram desenvolvidas na União Soviética criada pela Revolução e refletem o desejo de reescrever a psicologia, com base no materialismo. O projeto ambicioso e a constante ameaça da morte (com sua doença a tuberculose) deram ao seu trabalho, um caráter de urgência.
SUA OBRA E LEGADO
Sabemos que foi fundamental para o desenvolvimento da psicologia,o diálogo que esse pensador estabeleceu com a teoria marxista da sociedade. As visões de outro outros importantes da sociedade daquela época com Engels sobre o trabalho humano como os meios pelos quais o homem transforma a natureza, transformando a si mesmo numa perspectiva da evolução.Junto às contribuições de Marx sobre as influências das mudanças históricas da sociedade e da vida material no  comportamento humano que são retomados e utilizados na compreensão de um dos principais problemas propostos por Wundt  para a psicologia.
MORTE
Com sua morte prematura aos 34 anos Vygotsky,mesmo morrendo jovem ampliou entre as áreas da Filosofia e Psicologia, estão destacadas a Linguagem com a mesma visão de Piaget e as áreas da aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário