
INTRODUÇÃO
Nasceu em 1943 em Chicago Estados Unidos desentendia de alemães e judeus,seus dotes para o Xadrez foram percebidos aos seis anos quando sua irmã começou a lhe ensinar diversos jogos enquanto sua mamãe trabalhava.entrou em grandes grupos de Xadrez entre eles o de Manhattan,onde conheceu Jonh W. Collins seu primeiro treinador.
CARREIRA
Aos 13 anos disputo uma dos jogos de Xadrez mais conhecidos de todo o mundo a famosa Partda do Século disputada contra Donald Byrne no qual era já um grão-Mestre do Xadrez.Disputo 6 campeonatos de Xadrez ganhando todos os seis.Deste 1963 até 1993 ganhou todos os torneios que disputou com certa facilidade.
PRISÃO;ISLÂNDIA;MORTE EM 2008
Em 1992 foi preso no Japão,que por sua vez queria sua extradição, mais Fisher não o quis,depois de um ano de luta na justiça japonesa a Islândia ofereceu cidadania a Fisher que aceitou.Viveu o resto de sua vida na Islândia e morreu em 2008aos 64 anos.
CRENDICES
Alguns dizem que seu QI era estimado em 180 até 190.
"Não sou um computador como os outros querem pensar. Botvinnik disse uma vez que calculo melhor que os demais, que sou uma máquina, um homem prodígio e também fui uma criança prodígio. Aqui não há prodígio algum. Sou meramente um homem, mas um homem extraordinário. Estudo e aprendo cada dia mais e mais, um dia hão de ser meus o carro mais caro e a casa mais bonita. Na América não há ninguém que possa comparar-se comigo. Fui campeão nacional 7 vezes o que começa a ser fatigante. Aos 14 anos fui campeão nacional, com 16 "grande mestre", com 27 anos sou o melhor do mundo e com 28 serei declarado oficialmente campeão mundial. Meu objetivo é que ninguém no planeta saiba "mexer as peças" melhor do que eu!" Robert James (Bobby) Fischer, 1971.
Nenhum comentário:
Postar um comentário